LIVRO DE I JOÃO
O autor escreve essa carta direcionada aos cristãos que estavam em risco de serem enganados por falsos mestres (naquela época, obviamente, não havia um Novo Testamento completo onde os crentes podiam consultar). O objetivo era estabelecer a verdade sobre questões relevantes, entre elas a identidade de Jesus Cristo; e com isso responder aos questionamentos dos crentes, fortalecendo a fé de toda a igreja.
Além disso João ressaltava que ser cristão, também significava admitir os próprios pecados e pedir perdão a Deus, e que por meio do amor e do respeito ao Senhor, convivendo em paz uns com os outros, o cristão conquistava um importante conhecimento do que é viver de fato como servo de Deus “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”(1Jo 1:9); e”Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo” (1Jo 4:4).
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8