LIVRO DE TIMÓTEO

Paulo começa a epístola incentivando Timóteo a ter cuidado com os falsos mestres e ficar vigilante com relação a falsas doutrinas, além de tratar sobre a conduta pastoral “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas” (1Tm 6:12).

Paulo instrui Timóteo sobre a Adoração “Quero portanto que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia, e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas com vestuário dispendioso, porem com boas obras” (1 Tm 2,8:10) e na responsabilidade da liderança amadurecida e séria para a igreja. Essencialmente, a conduta pastoral deve ter cuidado com seus membros e alertar a comunidade contra o pecado, deve também considerar as viúvas, anciãos e escravos “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento”(1Tm 3,1:3).

Ao longo de seis capítulos, o apóstolo Paulo encoraja Timóteo a permanecer firme, com perseverança e fidelidade a Deus em sua vocação “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis”(1Tm 4, 9:10).

I TIMÓTEO
 

 

 

doacao
 


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8