LIVRO DE II CORÍNTIOS

Este livro foi escrito por Paulo para a igreja em Corinto como resultado de sua segunda viagem missionária. Ocorreu que muitos cristãos na época em que receberam a primeira carta haviam se rebelado, criticando e até mesmo questionando a autoridade de Paulo como apóstolo de cristo e sua autoridade para fazer as recomendações que fez à igreja.

Paulo chegou a escrever quatro epistolas, e duas delas fazem parte da bíblia, compondo parte do Novo Testamento. Esta segunda carta a princípio, foi a terceira delas, escrita num segundo momento, onde Paulo defende sua autoridade e trata de assuntos da vida cristã. Ele expressa ainda seu alívio e satisfação em saber que a igreja tinha recebido a sua carta “rígida” (hoje perdida) de uma maneira positiva.

Nesta segunda carta, ao longo de treze capítulos Paulo alerta a comunidade em relação a chegada de falsos apóstolos que estavam colocando em questão o caráter dele e distorcendo a doutrina de Cristo “Não é de se admirara porque o próprio satanás de transforma em anjo de luz” (2 Co 11:14); e ainda algumas pessoas da igreja não deram sinais de arrependimento de sua má conduta. Apesar da igreja ter enfrentado uma crise, o apóstolo os encoraja através dessa superação por meio de expressões de amor genuíno “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Co 3:18)

II CORÍNTIOS
 

 

 

doacao
 


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8