LIVRO DE II TIMÓTEO
Há indícios de que Paulo tenha percebido que sua vida terrena provavelmente estaria chegando ao fim, e isso faz desse livro em essência as “últimas palavras” de Paulo “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4,7:8).
Nesta epístola ele procura encorajar Timóteo a permanecer na presença de Cristo, mantendo firme a sua fé e zelando pela doutrina “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”(2Tm 3,16:17).
Ao longo de quatro capítulos Paulo ressalta a importância de se evitar as crenças e práticas ímpias, e combater a imoralidade do meio do povo Ele alerta ainda que no fim dos tempos haverá perseguição aos cristãos e conclui fazendo um apelo para que permaneçam firmes na fé e terminem a corrida forte “…prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina“ (2Tm 3, 16:17)
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8