LIVRO DO APOCALIPSE

Esta expressão refere-se originalmente ao Apocalipse de São João, para católicos e ortodoxos; Apocalipse de João ou Revelação a João, para os protestantes. Mas é difícil não provocar medo ou um certo incômodo emocional nas pessoas, à mera alusão desta palavra, pois ao longo do tempo seu sentido inicial, comum às crenças cristãs, judaicas e muçulmanas, foi adulterado, adquirindo uma conotação catastrófica, geralmente associada ao fim do mundo ou à ocorrência de desastres naturais.

O verbo kalýpto tem a conotação de ‘cobrir, esconder, ocultar, velar’, enquanto a preposição apo significa afastar ou extrair algo que se localiza no exterior de um objeto. Desta junção resulta o substantivo do qual provém o termo grego apokálypsis, com o sentido de ‘revelação’. Daí se origina a expressão ‘apocalíptica’, que se refere a uma mentalidade e a uma literatura nascidas em Israel, entre 200 a.C. e 100 d.C., aproximadamente. F. Lücke foi o primeiro a utilizar esta palavra, em 1832.

Neste livro bíblico, que encerra o Cânon do Novo Testamento, o Criador desvela ao Apóstolo João o final dos tempos. Através de símbolos, imagens e uma numerologia específica, o seguidor de Jesus tem o objetivo de descrever eventos que ocorrerão futuramente, em tempo e espaço imprecisos, talvez propositadamente indefinidos. Não era intenção desta simbologia, porém, causar confusão nas mentes de seus leitores, mas sim preservar um teor ainda não passível de compreensão, o qual poderia causar perturbação e incrementar os tormentos infligidos aos cristãos. Aliás, pretendia-se estimular os fiéis com esta mensagem, fortalecendo-os para que enfrentassem com coragem as perseguições vigentes na época.

Na Bíblia há outros livros de conteúdo apocalíptico, como os de Daniel, capítulos 7-12, Isaías, capítulos 24-27, Ezequiel, capítulos 37-41 e Zacarias, capítulos 9-12. Hoje a palavra ‘apocalipse’ é atribuída não só ao Fim dos Tempos, mas também a acontecimentos específicos, como a Segunda Vinda de Cristo e a Batalha do Armagedom. Segundo o Cristianismo, o livro antecipa o conhecimento dos eventos que se sucederão com a aproximação do final do mundo como o conhecemos. Algumas pessoas acreditam que certos fatos prenunciados no Apocalipse já tiveram início.

APOCALIPSE
 

 

doacao
 


Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8