LIVRO DE LUCAS
De acordo com a tradição cristã o autor do terceiro evangelho da bíblia, parte do novo testamento, a autoria do livro e atribuída a Lucas, que era médico e companheiro de jornada de Paulo. Inclusive, entre as várias referências que Paulo faz a Lucas, em uma delas o chama de “amado”. Não se sabe se Lucas era judeu ou gentio, mas sabe-se que viveu na Antioquia da Síria, e é comumente identificado como gentio.
Provavelmente o evangelho de Lucas foi escrito na mesma época que o livro de Atos dos apóstolos, entre 59 e 63 DC. Há indicações de que Lucas tenha começado a escrever durante o períodoem que Pauloficou preso em Roma, ou ainda um pouco antes durante a prisão de Paulo em Cesáreia. Lucas, mais tarde adotou Filipos como seu lar, investindo sua vida no jóvem ministerio da igreja filipense.
Logo no começo o autor diz o seguinte “Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem” (Lc 1, 1:4) .
O Evangelho de Lucas apresenta Jesus não somente como o Messias prometido por Deus ao povo de Israel, mas como Salvador da Humanidade. Ele nos conta sobre os pais de Jesus, conta também sobre o nascimento de seu primo João Batista “disse João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3:16), a trajetória de José e Maria até Belém, lugar em que Jesus nasceu, e ficou numa manjedoura “José também subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, para a Judeia, à cidade de Davi, chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lc 2, 4:7).
Neste Evangelho Lucas demonstra a através das narrativas das parábolas de Jesus como a do filho pródigo, do homem rico e Lázaro, e do Bom Samaritano, o quanto Ele é compassivo e grande em perdoar pecados, pois muitos líderes da época se opuseram aos ensinamentos de Jesus, rejeitando valores como amor, comunhão e equidade. O resultado disso é amplamente conhecido até mesmo nos dias atuais, entre os que são cristãos ou não: Jesus foi perseguido, e sofreu uma morte de cruz “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda. Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”(Lc 23,33:34)
Foi a ressurreição de cristo, e todos os esforços por parte dos que creram Nele garantiram a continuidade do ministério cristão e seus ensinamentos “Mas, no primeiro dia da semana, alta madrugada, foram elas ao túmulo, levando os aromas que haviam preparado. E encontraram a pedra removida do sepulcro; mas, ao entrarem, não acharam o corpo do Senhor Jesus”(Lc 24,1:3)
- Lucas – Capítulo 1
- Lucas – Capítulo 2
- Lucas – Capítulo 3
- Lucas – Capítulo 4
- Lucas – Capítulo 5
- Lucas – Capítulo 6
- Lucas – Capítulo 7
- Lucas – Capítulo 8
- Lucas – Capítulo 9
- Lucas – Capítulo 10
- Lucas – Capítulo 11
- Lucas – Capítulo 12
- Lucas – Capítulo 13
- Lucas – Capítulo 14
- Lucas – Capítulo 15
- Lucas – Capítulo 16
- Lucas – Capítulo 17
- Lucas – Capítulo 18
- Lucas – Capítulo 19
- Lucas – Capítulo 20
- Lucas – Capítulo 21
- Lucas – Capítulo 22
- Lucas – Capítulo 23
- Lucas – Capítulo 24
Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra.
2 Coríntios 9:7-8